objectified

objectified

No último fim de semana [depois de trabalhar dois seguidos] resolvi tirar umas horinhas de descanso, para arejar a cabeça. Resolvi assistir a um documentário que já estava há algum tempo na minha watch list do Netflix, Objectified [2009].

posts_abr2014_objectified

Quando eu ainda estava na faculdade, um professor disse “design é tudo”. E é sobre isso que o filme fala. Não é uma frase para designer se gabar do que faz. Simplesmente quer dizer que absolutamente tudo com o que a gente se relaciona no dia-a-dia, teve alguém que sentou e pensou, testou exaustivamente até dar vida aquele objeto. Da sua escova de dentes até seu telefone de última geração. E na maior parte do tempo, nem nos damos conta de todo o pensamento por trás do resultado final. O processo que levou a alguns objetos está retratado neste filme, e é super interessante de assistir.

Entre os entrevisatdos estão Dieter Rams, incrível designer alemão da Braun e Jonathan Ive, da Apple. Karim Rashid também dá seu depoimento e mostra alguns de seus produtos e o pensamento por trás do resultado.

Em resumo, o filme trata de relação entre os objetos e seus designers, e o impacto deles em nossas vidas. Sobre os profissionais que repensam, reavaliam e reinventam diariamente os processos de manufatura [e industriais]. Sobre expresssão, identidade, consumo e sustentabilidade, como diz o próprio diretor Gary Hustwit.

Esse é o segundo filme de uma trilogia, onde o primeiro é Helvetica [2007] e o último Urbanized [2011]. Todos maravilhosos!

Então, sendo você designer ou não, se estiver de bobeira no fim de semana, assista!
O site do filme disponibiliza a versão streaming alugada ou para download. Assista aqui. 

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: